Multiplicamos Soluções
Multiplicamos Valor
GarvalGarval

Notícias

150 Milhões para Linha de Apoio ao Turismo

2022-01-12


A
Linha de Apoio ao Turismo 2021, é uma Linha de Crédito de 150 milhões de euros que visa o alargamento do leque de soluções atualmente oferecidas para apoiar a retoma sustentável do Turismo, através nomeadamente do reforço de fundo de maneio dos seus agentes e da dinamização dos investimentos relevantes para o setor.

Apresentada no Plano de Ação "Reativar o Turismo - Construir o Futuro”​​, divulgado em maio passado pelo ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, o principal objetivo desta Linha é permitir às empresas enfrentar a pandemia, viabilizar a recuperação da atividade e promover a criação de valor.

Nesse sentido, é composta por três linhas específicas:

  • "Apoio Turismo 2021 – Fundo Maneio” - cujo objetivo é reduzir as necessidades de fundo de maneio das empresas. Os empréstimos poderão ir até seis anos e com operações para financiar exclusivamente necessidades de tesouraria. O período de carência de capital irá até aos 18 meses e o montante máximo de financiamento poderá ir até 250 mil euros, no caso das Microempresas. Tratando-se de uma Pequena Empresa, esse valor poderá aumentar até aos 750 mil euros, valor que duplicará no caso das Médias e Grandes empresas.
  • "Apoio Turismo 2021 – Investimento” - Destinada a facilitar o financiamento bancário para investimento, irá viabilizar financiamentos bancários até 4,5 milhões de euros, para operações de investimento em ativos fixos corpóreos e incorpóreos que impactem positivamente na atividade da empresa. Se for micro, pequena ou média empresa, o prazo da operação poderá ir até 20 anos, mas ficará pelos 10 anos se for uma ‘Small Mid Cap’, ‘Mid Cap’ ou Grande Empresa. O período máximo de carência de capital está fixado nos 48 meses.
  • "Apoio Turismo 2021 – Garantias Bancárias” - Vai permitir a concessão de garantias bancárias, de boa execução ou pagamento, por parte de operadores que projetem investir para se tornarem mais competitivos ou de organizadores de eventos reconhecidos oficialmente como empresas de animação turística. No geral, por operação a garantia tem um limite de 5 milhões de euros por empresa. Este valor, todavia, pode ser superior no caso dos grandes eventos, em função da sua dimensão e relevância. O prazo das operações será até 10 anos.

A Garval encontra-se disponível para apoiar os clientes com sede em Santarém, Leiria, Coimbra, Açores, Castelo Branco e Portalegre, sendo necessária uma situação regularizada junto da Administração Fiscal, do Turismo de Portugal, do Sistema Financeiro e da Segurança Social e o cumprimento dos habituais requisitos legais prévios à contratação.

Ver todas as noticias