Notícias
Segundo a Comissão Europeia
Centro é a segunda região mais inovadora de Portugal
2025-10-24
A região Centro destacou-se como a segunda região portuguesa com melhor desempenho em inovação, de acordo com a mais recente edição do Regional Innovation Scoreboard 2025, um painel de avaliação elaborado pela Comissão Europeia. O estudo classifica o Centro como "inovadora moderada +”, logo atrás da Grande Lisboa, a única região nacional considerada fortemente inovadora.
Entre as 241 regiões avaliadas de 22 estados membro da União Europeia, além da Noruega, Sérvia, Suíça e Reino Unido, o Centro ocupa a 137.ª posição, com um desempenho equivalente a 90,1% da média europeia. No grupo das 74 regiões inovadoras moderadas, a região surge no 27.º lugar, superando a média nacional e consolidando o seu papel como motor de inovação fora da área metropolitana de Lisboa.
O relatório destaca o bom desempenho do Centro em áreas como publicações científicas internacionais em coautoria, aprendizagem ao longo da vida, vendas de inovações para o mercado, parcerias entre o setor público e privado, e emprego em empresas inovadoras — todos indicadores acima da média europeia. Já a produtividade do trabalho, o emprego em TIC e as exportações de produtos tecnológicos permanecem como desafios a reforçar.
Segundo a Comissão Europeia, os resultados refletem o impacto de uma aposta sustentada em investigação e desenvolvimento, apoiada pelos fundos da política de coesão e pela Estratégia Regional de Especialização Inteligente do Centro. A conjugação entre o sistema científico e tecnológico, o tecido empresarial e as políticas públicas tem permitido à região consolidar um ecossistema de inovação dinâmico, orientado para a transformação digital, a inserção internacional e o emprego qualificado.









