Notícias
Cinco milhões de euros para áreas de base tecnológica
Portugal incentiva jovens a criar próprio emprego
2025-11-26
O Governo anunciou a abertura de um novo concurso de cinco milhões de euros no âmbito do programa Portugal 2030, através do instrumento StartUP Voucher, destinado a jovens licenciados — ou com nível superior — até aos 29 anos e que não estejam a trabalhar nem a estudar. O objetivo é apoiar a criação de emprego próprio em áreas de base tecnológica, nas regiões Norte, Centro e Alentejo.
A iniciativa, promovida pelo IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação e cofinanciada pelo programa COMPETE 2030, prevê uma duração de nove meses divididos em três fases: desenvolvimento da ideia, estruturação do modelo de negócio e criação do próprio emprego.
Este novo ciclo do StartUP Voucher oferece aos beneficiários uma bolsa mensal de 900 euros durante os nove meses do programa. A existir possibilidade de serem atribuídas até duas bolsas por projeto empresarial. Além disso, serão disponibilizados prémios intercalares e um prémio final de concretização, destinado a quem efetivamente criar o seu próprio emprego.
As candidaturas podem ser submetidas online, sendo obrigatório que o projeto se insira em setores de média-alta, alta ou forte intensidade tecnológica ou de conhecimento, que promova inovação e transição digital e que contribua para um ou mais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A entidade responsável alerta para a necessidade de que o emprego seja criado até seis meses após a conclusão do programa.
Com esta ação, o Governo pretende reforçar o empoderamento dos jovens empreendedores, dinamizar a inovação tecnológica e apoiar a criação de emprego qualificado nas regiões menos densamente povoada do país, inserindo-se numa ambição de modernização da economia portuguesa.









