Multiplicamos Soluções
Multiplicamos Valor
GarvalGarval

Notícias

2º Fórum para Clientes e Parceiros da Garval nos Açores

2017-10-30
2º Fórum para Clientes e Parceiros da Garval nos Açores
O 2º Fórum para clientes e parceiros da Garval nos Açores realizou-se no passado dia 12 de Outubro, no Hotel Marina Atlântico, em Ponta Delgada, subordinado ao tema "Criação de Valor para as PME”. Contou com a presença de cerca de 230 participantes, entre empresários, gestores da banca e representantes do Governo Regional e Associações Empresariais. Os trabalhos iniciaram com a intervenção do Exmo. Sr. Dr. Arnaldo Machado, Presidente da SDEA – Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores, em representação do Exmo. Sr. Dr. Sérgio Ávila, Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores. No seu discurso, destacou a importância deste tipo de eventos para o tecido empresarial Açoriano, e o trabalho que está a ser desenvolvido pelo Governo Regional, em parceria com a IFD – Instituição Financeira de Desenvolvimento, para que muito em breve estejam disponíveis linhas de apoio a start ups e a PMEs, nas componentes de capital, com a criação de fundos de Capital de Risco e Business Angels, e na componente de divida, com o lançamento de linha de apoio a financiamento de investimento e fundo de maneio.

De seguida, o Exmo. Sr. Dr. Luís Filipe Costa, Presidente do Conselho de Administração da Garval, tomou palavra começando por agradecer a todos os participantes a sua presença. Durante a exposição deu ainda especial destaque à mais recente Agência da Garval inaugurada em Maio de 2016, cuja proximidade com os clientes e parceiros da região fez com que a produção desta Sociedade de Garantia Mútua (SGM) aumentasse 60% até Agosto de 2017, e que permite apoiar de forma mais próxima mais de 900 empresas atualmente mutualistas na região, num total histórico de financiamento apoiado de mais de 130 Milhões de euros.

De seguida, o Fórum contou com uma a apresentação do Exmo. Sr. Professor Gualter Couto sobre a "Criação de Valor nas PME – um modelo de sucesso”. Durante a sua exposição falou sobre a crescente exigência que as Pequenas e Médias empresas enfrentam relativamente aos conceitos de inovação e criatividade, que são fulcrais para a criação de valor acrescentado e para o sucesso perante a concorrência, e como é que nas diferentes componentes da cadeia de valor de Porter, as PME podem atuar para se diferenciarem.

Na segunda parte do evento foi debatido o tema central por com a partilha de testemunhos de algumas empresas de referência nesta região, como o Grupo Marques, representado pelo seu Administrado, Dr. Pedro Marques, a Roberto, Rodrigues & Sousa Cordeiro, Lda, cuja intervenção foi assegurada pelo Sócio-gerente, Eng. Roberto Couto, a Autatlantis, representada pela Sócia-gerente, Dra. Raquel Franco e a Pedro Serôdio Engenharia, Lda, testemunho dado pelo Sócio-gerente, Eng. Pedro Serôdio. Este painel contou ainda com a participação do Prof. Dr. Mário Fortuna, em representação da Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada (CCIPD) e do Dr. Mauro Faria, Diretor Comercial da Garval. A moderação esteve a cargo do Dr. Pedro Neto, Diretor Comercial da Moneris.

As ideias-chave deste debate foram: a importância da estratégia de proximidade, criação de valor com foco no cliente, e o fator confiança como um dos mais prezados pelo mercado açoriano.

O encerramento dos trabalhos foi realizado pelo Exmo. Sr. Presidente da Comissão Executiva da Garval, Dr. Pedro Seabra, que fez um resumo da sessão tendo destacado que este evento foi o 10º fórum organizado pela Garval desde 2014, que no seu global contaram com mais de 2000 participantes, nas regiões de Santarém, Leiria, Coimbra, Castelo Branco, Portalegre e Açores. Destacou ainda o Dr. Pedro Seabra, que estes encontros que têm permitido não só o estreitamento da relação de proximidade com os clientes e parceiros, como também têm fomentado a criação de valor e novas parcerias com vista ao contínuo desenvolvimento das empresas das várias regiões. No caso dos Açores, foi anunciado que está a ser estudada uma nova linha com o Governo Regional no âmbito dos Projetos Competir + e, ainda, que num curto espaço de tempo a Linha Capitalizar + (IFD) ficará disponível para as empresas Açorianas.
Ver todas as noticias