Multiplicamos Soluções
Multiplicamos Valor
GarvalGarval

Notícias

2º Fórum de Clientes da Garval em Castelo Branco e Portalegre

2018-02-06
2º Fórum de Clientes da Garval em Castelo Branco e Portalegre
O 2º Fórum para clientes e parceiros da Garval de Castelo Branco e Portalegre realizou-se no passado dia 31 de Janeiro, no Cineteatro Avenida (Castelo Branco), subordinado ao tema "Criação de Valor para as PME”. 

Contou com a presença de cerca de 220 participantes, entre empresários, altos representantes de Instituições de Crédito, Capitais de Risco, Associações Empresariais, e de Organismos Públicos como o IAPMEI, entre outros parceiros institucionais.    

Os trabalhos iniciaram com a intervenção da Exma. Sra. Dra. Beatriz Freitas, Presidente do Conselho de Administração da SPGM - Sociedade de Investimento, S.A. No seu discurso, começou por destacar a importância deste tipo de eventos para o tecido empresarial da Região, e prosseguiu com a apresentação de dados Macroeconómicos referentes a 2017, destacando a queda da sinistralidade das empresas, o aumento muito relevante do número de empresas criadas, conjugados com o aumento exponencial das exportações que se tem verificado nos últimos anos. Terminou fazendo referência ao trabalho que está a ser desenvolvido pela SPGM em conjunto com todas as Sociedades de Garantia Mútua para que muito em breve estejam disponíveis novas linhas de crédito para apoio às PME.

  

De seguida, o Fórum contou com a apresentação da Exma. Sra. Professora Maria José Madeira, professora de Economia e Gestão da Universidade da Beira Interior, sobre a "Criação de Valor nas PME”. Durante a sua exposição enquadrou as características do tecido empresarial nas regiões de Castelo Branco e Portalegre, em termos regionais e setoriais, falou sobre a importância das PME na Economia e apresentou ainda ainda um modelo de negócio e Criação de Valor, Triple Layer Business Model Canvas - Modelo de Negócios Canvas, aplicado à realidade das PME e das Start-ups.

Na segunda parte do evento foi debatido o tema central por com a partilha de testemunhos de algumas empresas de referência nesta região, como o Grupo AMatoscar, S.A., representado pelo seu Administrador, Pedro Matos, a Alempack, Lda., cuja intervenção foi assegurada pela Sócia-Gerente Maria Leonor Carvalho, a Jomafil – José Madeira & Filhos, Lda., representado pelo seu Gerente Nuno Madeira e a Carbus – Veículos e Equipamentos, Lda., testemunho dado pelo seu Gerente Nuno Melo. Este painel contou ainda com a participação do Presidente Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB) – José Gameiro, e do Diretor Comercial da Garval para as regiões de Santarém, Coimbra, Açores, Castelo Branco e Portalegre – Mauro Faria. A moderação esteve a cargo do Dr. João Luís de Sousa, Diretor do Jornal Vida Económica.

    

As ideias-chave deste debate foram: a importância da estratégia de proximidade, a resiliência dos empresários, a simplificação dos processos de acesso a garantias, e a criação de valor com foco no cliente como a perspetiva mais abrangente da criação de valor para as PME.

O encerramento dos trabalhos foi realizado pelo Exmo. Sr. Presidente da Comissão Executiva da Garval, Dr. Pedro Seabra, que fez um resumo da sessão tendo destacado que este evento foi o 10º fórum organizado pela Garval desde 2014, que no seu global contaram com mais de 2200 participantes, nas regiões de Santarém, Leiria, Coimbra, Castelo Branco, Portalegre e Açores. No seu discurso foi ainda referido que estes encontros têm permitido não só o estreitamento da relação de proximidade com os clientes e parceiros, como também têm fomentado a criação de valor e novas parcerias com vista ao contínuo desenvolvimento das empresas das várias regiões. Para finalizar foi anunciado em primeira mão a abertura de uma nova agência durante o ano de 2018, com sede em Castelo Branco e com os principais objetivos de reforçar a proximidade da Garval com as empresas da região e, também, de facilitar a montagem, aprovação e contratação de operações de financiamento às PME locais.



Ver todas as noticias